quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Origem dos Britos


Recebi recentemente uma mensagem muito interessante do primo Nuno BC, que diz o seguinte:

"Descobri ao ler um livro sobre a vida de Eleonor de Aquitaine que um dos três assassinos de Thomas Becket, Arcebispo de Canterbury, em 1170, foi um nobre Normando originário da Bretanha chamado Richard de Brito (Breton, deu Brito). Não se sabe bem como acabou, uns dizem que foi assassinado em Londres no mesmo ano, outros dizem que se retirou para Wiltshire depois de ter construido uma Igreja em Herefordshire, em sinal de arrependimento.
Brito é também um dos nomes dos Earls de Liverpool."

O desafio agora seria relacionar estes Britos com os de Portugal, e mais concretamente com os nossos...

Descobri na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira uma referência à origem britânica:

"D. João Ribeiro Gaio, bispo de Malaca, escreveu a respeito dos Britos a seguinte quintilha: Vindos são da Grã-Bretanha / os Britos mais esforçados / que os que trazem pintados / vieram ter a Espanha / onde são mui estimados." (escrito na primeira metade do séc. XV)

Mas a GEPB diz também o seguinte:

"É muito antiga a família dos Britos, cujo apelido tomou de Brito, entre o Rio Ave e a portela dos Leitões. Fazem alguns autores tronco da linhagem a D. Hero, grande senhor que viveu antes do Conde D. Henrique, e a sua mulher a condessa Adozinda, filha de Afonso Romães, pais de D. Gosindo Hoeris.
Por 1033 da era cristã vivia Aires de Brito, que nesse ano doou todas as herdades que possuía em Oliveira, Carrazedo, Subilhães e honra de Santa Maria ao prior e clérigos do mosteiro que fundara no julgado de Vermoim, em Oliveira, junto ao Rio Ave. Uma sua filha recebeu-se com D. Soeiro de Brito, rico-homem do rei D. Afonso VI de Leão, o qual restaurou o mosteiro de Oliveira, fundado por seu sogro, e lhe confirmou as doações deste, acrescentando-lhe outras. Destes proveio a linhagem dos Britos."

Quem tiver mais referências, que lance a próxima pedra...

Sem comentários: