Esta miniatura vem da colecção de Hugo O’Neill e está atribuida a João de Brito e Cunha (?). Por exclusão de partes deduzi que se tratasse de João Eduardo BC (filho de António Bernardo, o primeiro do apelido), mas o retrato não se parece com os outros retratos que tenho dele. Podem ir a http://www.britoecunha.com/joatildeo-eduardo-1807-1849.html para fazer a vossa comparação. Quanto mais não seja, este tem olhos azuis e o verdadeiro tem olhos castanhos. No entanto, as parecenças deste com o suposto pai são muitas.
Uma possibilidade que me ocorreu é que este não fosse o João Eduardo mas sim o José, um irmão mais velho que morreu menor. E faria todo o sentido a irmã Joana Carolina ter levado consigo um retrato do irmão quando casou com Joaquim O’Neill e veio para Lisboa/Setubal. Mas este retrato claramente não é de um menor...
Outra possibilidade é que se trate de mais um retrato do pai, António Bernardo BC, mas a comparação deixa-me algumas dúvidas. Podem ir a http://www.britoecunha.com/antoacutenio-bernardo-1781-1829.html para fazer a vossa comparação.
Não faria sentido tratar-se de alguém de uma geração abaixo de Joana Carolina BC, pois penso que é só através do casamento dela que algum espólio da família BC vai parar à casa O'Neill.
O que me deixa sem respostas, a menos que alguém reconheça o cavalheiro acima retratado...
Sem comentários:
Enviar um comentário