quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Livro em destaque


Este Verão, ao pôr a minha leitura em dia, consegui finalmente pegar no livro "Amigos da Dinamarca" da autoria do nosso primo Pedro O'Neill Teixeira. O livro superou todas as minhas expectativas: para além de interessante e de muito bem escrito, é a fonte mais extensa que conheço de informações biográficas e sociológicas sobre as duas primeiras gerações do apelido Brito e Cunha.

O livro debruça-se sobre as fortes ligações da família O'Neill com a Dinamarca, principalmente durante a época da guerra civil entre liberais e miguelistas. Ora, como se devem lembrar, um dos filhos e uma das filhas do primeiro Brito e Cunha (António Bernardo BC, que foi executado pelos miguelistas) casaram com membros da família O'Neill. Assim se explica que este livro esteja literalmente salpicado com referências aos nossos antepassados Brito e Cunha, já para não falar nos O'Neill, que em alguns casos são também nossos antepassados, e noutros são apenas primos.
Com base em cartas e outros documentos do arquivo da família O'Neill, a que teve acesso, o autor faz constantes referências a António Bernardo BC e sua mulher Teresa Benedita da Silva Pedrosa BC, e a seus filhos João Eduardo BC e mulher Joana Carolina de Roure O'Neill, António Bernardo BC, Ermelinda Júlia BC (Sandeman), Joana Carolina BC (O'Neill) e marido Joaquim O'Neill. Especial destaque para o índice onomástico, que está muito bem feito e que facilita grandemente a consulta destas referências.

Para quem estiver interessado, a referência completa do livro vem sob "Teixeira", no índice bibliográfico do nosso site que pode consultar clicando no seguinte atalho: http://www.britoecunha.com/bibliografia-geral.html

O autor também tem um site onde poderá encontrar mais informações sobre o livro, incluindo as instruções para a sua aquisição através da internet. O atalho para o site do autor é o seguinte: http://www.pedrooneillteixeira.com/

Bem haja,

Gonçalo

2 comentários:

marizé disse...

Com muita pena minha recebi a informação da FNAC que no editor já nao se encontrava qualquer exemplar disponível

Goncalo disse...

Correspondi-me recentemente com o autor sobre este mesmo assunto, e ele diz-me o seguinte:

"O meu livro está longe de estar esgotado. De facto, só o tenho visto ultimamente nas livrarias do corte inglês e byblos. Na férin não sei porque não tenho lá ido. Para quem está fora será melhor comprar on line à editora Tribuna da História que tem um portal para isso e muitos em stock."

Espero que esta informação seja útil