terça-feira, 13 de maio de 2008

Outras famílias “Brito e Cunha”

Os apelidos (sobrenomes, em Português do Brasil) não nascem compostos, têm origem na junção de dois nomes simples. O apelido “Brito e Cunha”, dos Brito e Cunha de Matosinhos, não é excepção: o primeiro deste apelido foi António Bernardo de Brito e Cunha (1781-1829), que era filho de António Bernardo Álvares de Brito (1720-1801) e de D. Teresa Bárbara da Cunha de Castro e Vasconcelos (1744-1796).

Ao longo das minhas pesquisas recentes para o “britoecunha.com”, tenho-me deparado com outros Brito e Cunha que não estão relacionados com os Brito e Cunha de Matosinhos. O aparecimento destes apelidos, iguais ao nosso, acontece presumivelmente da mesma maneira que aconteceu com o nosso há já mais de dois séculos atrás: resultam do casamento entre uma família “Brito” e uma família “Cunha”. A título de curiosidade, e porque este assunto com certeza desperta o interesse de qualquer pessoa com o apelido “Brito e Cunha”, deixo aqui alguns apontamentos sobre as famílias nossas homónimas que fui encontrando ao longo destes últimos seis meses:


1 – Ao ler em diagonal os vinte e tal episódios de "Grandes Dramas Judiciários: O Caso Urbino de Freitas" (clique aqui se os quiser ler), dei com várias referências a um “Brito e Cunha”. Após uma leitura um pouco mais atenta, consegui estabelecer que a narrativa se passa pouco depois do últimato inglês (portanto finais do século XIX), e que o dito "Brito e Cunha" é um tal de Manuel Bento de Brito e Cunha, domiciliado no Rio de Janeiro, natural de Arcos-de-Valdevez, irmão de Leocádia de Brito e Cunha, genro de Martinho António Borges Nogueira, e cunhado de Manuel Martins Tinoco.


2 – Ao folhear o tomo I do Anuário da Nobreza de Portugal III (1985), nas páginas que descrevem a constituição do agora extinto Conselho de Nobreza, dei com o nome de Alberto de Brito e Cunha (Dr.), secretário da Comissão de Serviços. Indaguei junto de outro membro do Conselho de Nobreza, que me diz tratar-se de uma família do Algarve. O Alberto é da primeira ou segunda geração “Brito e Cunha” e tem filhos, entre os quais João de Brito e Cunha, piloto reformado da TAP.


3 – Também um primo meu do ramo do Porto me falou de uma outra família Brito e Cunha naquela cidade. Diz que os conhece há várias décadas, e que vão para Moledo nas férias. Falou-me em especial de uma Inês, que se casou e se mudou para Lisboa. Diz que já devem ir na terceira geração “Brito e Cunha” pois supõe que era a avó dessa Inês que era “Brito” e o avô “Cunha”, e tanto a Inês como as suas irmãs e os seus primos já têm filhos.


4 – Nas minhas pesquisas por “Brito e Cunha” na Internet, apareciam-me frequentemente referências a um Daniel Brito e Cunha. Tendo contactado o Daniel por email, fiquei a saber que o Daniel e o seu irmão Fernando estão a iniciar mais uma dinastia “Brito e Cunha”: Cunha vem do lado paterno e Brito do lado materno. O apelido composto é mantido na descendência, que já leva 6 membros, sendo o mais novo já da 3ª geração.
As referências ao Daniel na Internet devem-se sobretudo à acção que desenvolve já há 3 décadas em prol das Pessoas Surdas, tal como ele. Por exemplo, a presença de intérpretes de língua gestual nas televisões, que hoje já se vê com frequência, teve a sua génese num projecto do Daniel, premiado em 1989 pela União Europeia. Para além disso, ajudou a criar um Curso de Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa, no Instituto Politécnico de Setúbal.
O seu irmão Fernando ficou bem conhecido pela sua intervenção nas acções militares do 25 de Abril de 1974 quando, vestido à civil e de pistola em punho, “convenceu” o Major Pato Anselmo a não dar ordem de fogo aos blindados do Regimento de Cavalaria 7 contra as vulneráveis auto metralhadoras de Salgueiro Maia, na Av. da Ribeira das Naus. A SIC transmitiu, em 2004, um filme em que ele aparecia na pele de um actor nessa acção. Ele combateu na Guiné como alferes miliciano ao tempo em que o General Spínola governava aquela colónia.


Bem, para já é tudo o que tenho. Se alguém tiver conhecimento de outros “Brito e Cunha” que aqui não estejam citados, valia a pena dizerem-me para os juntarmos a esta notícia.

Devo também explicar que não fiz qualquer pesquisa em relação às famílias aqui referidas, pelo que estas podem, ou não, estar relacionadas entre elas. O que posso dizer com um grau de certeza bastante elevado é que não estão relacionadas com os Brito e Cunha de Matosinhos...

Nenhum comentário: